Contra o Aedes

Servidores do Campus Pouso Alegre e da Reitoria participam de palestra de capacitação contra o Aedes Aegypti.

capacitacao aedes 1Dando continuidade às ações de combate ao mosquito Aedes, transmissor da dengue, febre chikumgunya e Zika vírus, os servidores do Campus Pouso Alegre e da Reitoria do IFSULDENMINAS que compõem as Comissões de Combate ao Aedes participaram, nesta terça-feira, 23, de uma palestra com profissionais do Núcleo de Zoonoses da Prefeitura Municipal. O aprendizado sobre como identificar focos do mosquito e como combatê-lo será disseminado em ações posteriores, com os alunos, dentro do Campus, no entorno da escola e no prédio do Instituto.

“As pessoas ainda não estão colaborando. Elas só começam a tomar os cuidados necessários quando acontece dentro da própria casa. Por isso, disseminar esse conhecimento é importante para combater o Aedes”, disse a palestrante Fânia Moreira de Carvalho.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2015 foram registrados mais de 1.000 focos de dengue em Pouso Alegre com a confirmação de 628 casos da doença. Este ano, já foram registrados 58 focos e algumas suspeitas de dengue, chikungunya e zika na cidade. “Se continuar assim, vamos ultrapassar os números capacitacao aedes 4registrados no ano passado”, disse.

Os servidores receberam orientações de como prevenir o aparecimento do mosquito e como deve ser o combate ao Aedes, quais os sintomas das doenças e o que fazer em caso de suspeita de alguma doença.

A próxima ação no Campus Pouso Alegre ocorrerá na sexta-feira, 26, quando servidores e alunos percorrerão as instalações da escola, dando início às ações práticas de combate ao mosquito.

Agenda do dia 26:

Mutirão de verificação das instalações do Campus.

Às 13h - Participação da comissão formada no Campus, servidores da reitoria, da Vigilância Epidemiológica (Prefeitura Municipal) e alunos das turmas de Informática do 2A e 2B e Engenharia Química 2016.

Formação de Agentes Juvenis

No auditório, às 13:00, com a participação da Vigilância Epidemiológica. Esta capacitação abrangerá as turmas 1A e 1B de Informática.

Por: Luciene de Castro

23/02/16