IF em ação

Alunos fazem mutirão contra a Aedes no campus Pouso Alegre.

zika 20fev16 12Em dia de ações práticas contra o Aedes Aegypti, alunos das turmas de Informática Integrado e Engenharia Química percorreram as instalações do Campus Pouso Alegre buscando locais com água parada onde o mosquito pudesse se reproduzir. A atividade aconteceu nessa sexta-feira, 26 de fevereiro.

Acompanhados por professores, os estudantes recolheram todos os recipientes que poderiam virar criadouros do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. “Foi muito boa essa ação porque passamos a dar mais importância a esse problema que assola nosso país. Somos cidadãos e temos que agir. Como a escola é nossa segunda casa, temos que zelar por ela”, disse Pedro Henrique Moreira do 2º A do Curso de Informática Integrado.

A ação durou cerca de 30 minutos e foi suspensa devido à chuva. Mas nesse pouco tempo, os alunos averiguaram todas as instalações  do Campus. Ao final, foram recolhidos cinco sacos com recipientes plásticos que foram lacrados e será encaminhado para a associação de coleta seletiva. “Foi muito interessante essa iniciativa do Campus de se preocupar com o meio ambiente e retirando dele os possíveis criadouros do Aedes. Isso nos proporcionou uma visão mais ampla do momento que estamos vivendo”, falou o aluno Vinícius Beletate do 2º B de Informática Integrado.

Além da ação prática, o dia também foi de treinamento teórico para os alunos dos primeiros anos das turmas de Informática Integrado. Eles receberam orientações de uma equipe de profissionais da Vigilância Epidemiológica da prefeitura de Pouso Alegre sobre como combater o mosquito em casa.Como tarefa, os agentes juvenis deverão, por um mês, averiguar diariamente, em suas casas, locais onde o mosquito costuma se reproduzir. A apresentação dos resultados será feita ao final da campanha.

“Não é mais uma campanha de Governo. É uma campanha de toda a sociedade. A responsabilidade de combater o mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus é de todos nós”, concluiu o professor William José da Cruz, integrante da Comissão de Combate ao Aedes no Campus Pouso Alegre.

Por: Luciene de Castro

26/02/2016