IF Aberto

Campus Pouso Alegre abre suas portas para mais um IF Aberto.

IF Aberto 2016 32A segunda edição do IF Aberto realizada no dia 02 de abril superou as expectativas dos organizadores. O evento recebeu a visita de moradores de vários bairros de Pouso Alegre e da região. Foram inúmeras as atividades entre oficinas, prestação de serviços e atrações culturais. Também foi realizada uma feira de adoção de animais e trabalho de conscientização contra o Aedes aegypti. “Ficamos muito satisfeitos com a repercussão do evento. Esse ano conseguimos atender a ao projeto 'Meninos do Mandu' da Polícia Militar. Trouxemos alunos de outras escolas para conhecer o Instituto, saírem da rotina e verem que aqui também é uma oportunidade de estudo no futuro. Nosso intuito é que esta data seja também um dia do voluntariado, atingindo várias pessoas e fazendo a diferença na vida delas”, disse a coordenadora do Setor de Extensão do Campus Pouso Alegre, professora Mariana Felicetti.

Durante o IF Aberto também foram arrecadados alimentos. A doação foi voluntária e, quem doou, ganhou uma bolsa ecológica personalizada. Foram arrecadados 135 quilos de alimentos que serão doados para a Creche do Bairro Foch, em Pouso Alegre.

Oficinas:

O IF Aberto trouxe diversas oficinas para os participantes ampliarem seus conhecimentos, como a produção de horta vertical utilizando garrafas pet. “Foi muito interessante participar dessa oficina. Iremos aplicar no nosso dia a dia com os alunos da nossa escola”, disse a professora de Ciências Claudia Monção, da EscolaIF Aberto 2016 42 Mendes Oliveira de Congonhal.

Para que os participantes do evento pudessem ter opções para ampliar a renda familiar ou simplesmente para que pudessem economizar um pouco mais em casa, foram ministradas oficinas de artesanato em feltro, produção de cupcake, reaproveitamento de óleo de cozinha através de produção de sabão e produção de materiais caseiros para limpeza.

Houve ainda oficinas de tinta à base de terra, alongamento funcional, confecção de mosquiteiras contra o mosquito da dengue, pequenos reparos elétricos e hidráulicos residenciais, finanças pessoais e processos seletivos para o Mundo do trabalho.

As crianças se divertiram muito com as oficinas de pipa, de bolhas de sabão, oficina de tangran e contação histórias infantis

“É importante a comunidade estar inserida dentro do meio educacional. Na cidade de Pouso Alegre não temos muito esse hábito. Mas foi muito bom, atividades diversificadas. Eventos assim devem se repetir sempre”, disse o servidor público José Augusto Kawabe.

Prestação de Serviços:

Quem participou do IF Aberto também pôde esclarecer dúvidas sobre Imposto de Renda 2016 e conhecer o programa Jovem Aprendiz, além de participar de sorteio IF Aberto 2016 136da Ótica Diniz. Houve também aferição de pressão e esclarecimentos sobre o combate ao Aedes aegypti pela equipe da Vigilância Sanitária da prefeitura municipal.

Atrações:

Entre as atrações teve Campeonato de xadrez, exposição fotográfica do grupo “Desfocar” e feira de adoção de animais da Associação Francisco de Assis.

O público foi ao delírio com as apresentações de dança das alunas do Caic do bairro Árvore Grande e do Núcleo de Dança 'Poéticas do Corpo”, do Campus Pouso Alegre. E, claro, a diversão correu solta e com muitas gargalhadas com os improvisos teatrais do grupo “Meus Pésames”.

“Eu adoro esse tipo de evento onde podemos vivenciar diversos tipos de atividades, principalmente as culturais, porque acho que nossos jovens precisam muito disso para liberá-los da vida ociosa para algo mais saudável”, disse o professor de dança Ivan Felipe.

Todas as atividades desenvolvidas no IF Aberto foram realizadas por servidores e alunos do campus Pouso Alegre, com a parceria de empresas e da Prefeitura. A próxima edição do IF Aberto está marcada para o mês de agosto.

Veja mais fotos do Evento:

CampusAscom Campus Pouso Alegre

05/04/2016