Coordenadoria de Ensino

A Coordenadoria de Ensino está diretamente vinculada à Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Pouso Alegre e tem como principal atribuição gerir toda a dinâmica e mecanismo do processo educativo, bem como panejar, avaliar e liderar a execução do projeto educacional do Campus Pouso Alegre.

Fazem parte desta Coordenadoria: o Setor de Assistência ao Educando, as Coordenações de Cursos, as Coordenações de Áreas, as Coordenações de Laboratórios, o Setor de Registros Acadêmicos e a Coordenadoria de Educação à Distância.

Esta Coordenadoria possui um papel preponderante na missão do Campus Pouso Alegre e na concretização do direito fundamental da pessoa humana pela educação gratuita de qualidade e zela pelas boas práticas pedagógicas e pela excelência na oferta de ensino à comunidade local, regional e nacional por meio da atuação de seus Profissionais da Educação Básica, Técnica e Tecnológica.

Reuniões Pedagógicas

As reuniões pedagógicas são espaços de frequente diálogo e discussão acerca do fazer pedagógico e administrativo, bem como os sucessos e insucessos colhidos ao longo do processo educativo. São discutidos temas atuais e constantes da educação pública visando a construção de ideias e posturas pedagógicas e administrativas que influenciem positivamente o trabalho docente no Campus Pouso Alegre.

ATAS:

ATA 01-2017

ATA 02-2017

ATA 03-2017

Atendimento Discente

O atendimento discente regular é atividade inerente à prática docente e visa atender, acompanhar, avaliar e orientar discentes nas atividades de ensino fora do horário regular de aulas. No Campus Pouso Alegre o atendimento é feito semanalmente e/ou quinzenalmente. No caso dos cursos Técnicos de Nível Médio na modalidade Integrado o atendimento é chamado de Plantão.

Horários de atendimento:

Horário de Atendimento ao Discente

Horário Plantões

Formulário de notificação discente

Simulado

O Campus Pouso Alegre promove semestralmente uma atividade de simulado do ENEM para ajudar os alunos a se prepararem para esta avaliação. São colhidas questões de vestibulares e do próprio Exame e outras questões elaboradas pelos próprios professores no mesmo formato. As avaliações são aplicadas por meio da plataforma virtual no sistema Moodle.

Plataforma Moodle

Livro Didático

A cada três anos o FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação), através do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) disponibiliza livros didáticos como material de apoio à prática educativa nas escolas públicas do país. O Campus Pouso Alegre participa do programa desde o ano de 2015 e distribui os livros anualmente aos alunos dos cursos Técnicos de Nível Médio na modalidade Integrado.

Os livros distribuídos são divididos em livros consumíveis (que ficam com os alunos durante o ano e/ou durante o curso) de Língua Estrangeira Moderna – Inglês e/ou Espanhol, de Filosofia, de Sociologia e de Arte; e livros reutilizáveis (que devem ser devolvidos e redistribuídos a cada ano) de Química, Física, Biologia, História, Geografia, Matemática e Português.

Site do PNLD

Solicitação de Nada Consta - Livros Didáticos

Visita Técnica

A Visita Técnica, Científica, Cultural ou Desportiva é atividade de aprofundamento e diversificação do ensino regular do Campus Pouso Alegre que proporciona aos discentes a possibilidade de unir teoria e prática dos cursos junto à realidade do mundo do trabalho, do ambiente científico e cultural, além de atividades de caráter desportivo, ampliando a percepção do curso pelo discente.

Para a realização da Visita Técnica, Científica, Cultural ou Desportiva é necessário preencher os formulários abaixo:

CALENDÁRIO DE VISITAS

Regulamento de Visitas Técnicas,  Científicas, Culturais e Desportivas do campus Pouso Alegre

Formulário de Solicitação de Visita Técnica, Científica, Cultural ou Desportiva

Relatório de Visita Técnica, Científica, Cultural e/ou Desportiva

Termo de Responsabilidade Discente

Termo de Responsabilidade Docente

Auxílio Estudantil em Visitas Técnicas

Monitoria e Tutoria

As atividades de Monitoria e Tutoria são instrumentos de melhoria do Ensino Técnico de Nível Médio e de Graduação, por meio do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visam ao fortalecimento e à articulação entre teoria e prática e à integração curricular em seus diferentes aspectos. Tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discentes e docentes e a vivência com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas visando ao êxito do processo ensino-aprendizagem.

Para o desenvolvimento das atividades os interessados devem estar atentos aos Editais publicados pelas Coordenações de Curso.

Regulamento de Monitoria e Tutoria

Relatório Semestral de Monitoria/Tutoria