SAE - Setor de Assistência ao Educando

 SAE é vinculado à Coordenação de Ensino, (segundo o organograma do campus), e são suas atribuições:

I - Acompanhar o processo educacional de modo a diagnosticar os problemas de aprendizagem e/ou convivência dos alunos, encaminhando-os para os setores adequados a fim de suprir suas carências;

II - Trabalhar com o corpo docente para que tenham uma visão mais concreta da vida global do aluno como um fator que interfere na dinâmica do processo educacional;

III - Estabelecer relação com a família dos alunos para informações, de modo a permitir o acompanhamento da vida escolar do educando;

IV - Manter o registro atualizado das atividades dos alunos de modo a acompanhar a sua vida estudantil;

V - Aplicar o regulamento disciplinar do corpo discente, quando necessário;

VI - Orientar e controlar a limpeza e conservação dos ambientes relacionados ao corpo discente;

VII - Trabalhar em conjunto com o (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas) NAPNE de modo a auxiliar no diagnóstico e solução de problemas relacionados a pessoas com necessidades educacionais específicas;

VIII - Coordenar e monitorar as atividades relacionadas à Assistência Estudantil;

IX - Manter a interlocução com o Setor de Esporte e Lazer.

Equipe

Priscilla Barbosa Andery

Assistente de Alunos

Chefe do Setor de Assistência ao Educando

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Rosana Zanotti

Assistente de Alunos

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Lucas Rabelo

Assistente de Alunos

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Suzan Evelin Silva

Enfermeira

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Ivanete Fonseca Martins de Abreu

Intérprete de LIBRAS

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Xenia Souza Araújo

Pedagoga

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Cybele Maria dos Santos Martins

Psicóloga

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Maria Elizabeti da Silva Bernardo

Assistente Social

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Horário

A partir do dia 08 de abril de 2016, visando atender ao parágrafo 1º do artigo 2º da portaria 265, de 23 de fevereiro de 2016, os servidores técnicos administrativos em educação lotados no SAE, passaram a usufruir da flexibilização da jornada de trabalho, conforme previsto na resolução 042/2015 do CONSUP e do parágrafo 3º do decreto 1590/1995. 

Os servidores revezarão seus horários segundo a tabela abaixo:

Horario setor sae

 

Documentos

Regulamento Disciplinar do Corpo  Discente

O Regulamento do corpo discente tem o objetivo de estabelecer os direitos, os deveres e a conduta dos discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, visando a viabilização do bom andamento das atividades escolares, a convivência saudável de toda a comunidade escolar e a conservação do patrimônio público.

Para os efeitos deste regimento, Corpo Discente é a expressão utilizada para designar o conjunto de todos os estudantes regularmente matriculados nas modalidades de ensino oferecidas pelo IFSULDEMINAS.

Política de assistência estudantil do IFSULDEMINAS

A política de assistência estudantil é um conjunto de princípios e diretrizes que orientam a elaboração e implantação de ações que promovam, aos discentes, o acesso, a permanência e a conclusão, com êxito, dos cursos ofertados pelo IFSULDEMINAS.

Regulamento do programa de auxílio estudantil

O Programa de Auxílio Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (PAE-IFSULDEMINAS), compõe as ações de efetivação da Lei n. 9394 de 20 de dezembro 1996, do Decreto n. 7.234 de 19 de julho de 2010 (PNAES) e da Política de Assistência Estudantil – Resolução n. 101/2013 do Conselho Superior, em seu item 5 – Programas e subitem 5.4 – Programa Auxílio Estudantil, e suas futuras alterações (CONSUP).

O PAE-IFSULDEMINAS se constitui nas ações voltadas ao atendimento prioritário de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados em cursos oferecidos pelo IFSULDEMINAS nas modalidades: técnico integrado, concomitante, subsequente e PROEJA e graduação (bacharelado, tecnólogo e licenciatura), visando à permanência e êxito no processo educativo bem como a autonomia do estudante.

 

Auxílio Estudantil

Estudantes do IFSULDEMINAS, já esta disponível o Edital de seleção para o Programa Auxílio Estudantil -  1º semestre de 2017

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Edital Nº 04/2017 

Os estudantes de cursos técnicos e superiores presenciais regularmente matriculados no instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) já podem solicitar o auxílio estudantil do ano letivo 2017. O edital lançado nesta quarta-feira, 25 de janeiro, por meio da Pró-reitoria de Ensino, tem por objetivo identificar e selecionar os estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica para concessão dos auxílios.

O programa realiza uma análise socioeconômica dos estudantes e verifica se eles atendem aos critérios, contemplando as seguintes modalidades: auxílio alimentação, auxílio creche, auxílio transporte, auxílio material didático e auxílio moradia, contribuindo para permanência e êxito do estudante, sendo que o é possível receber mais de um auxílio simultaneamente.

Inscrições

Os estudantes deverão realizar inscrição a partir desta quarta-feira, 25 de janeiro até o dia 18 de fevereiro. Os candidatos deverão se inscrever pelo site: auxilioestudantil.ifsuldeminas.edu.br. O primeiro passo é realizar o cadastro no sistema de Auxílio Estudantil. Por meio desse cadastro, o estudante poderá efetuar a inscrição e ainda deverá preencher o Questionário Socioeconômico, seguindo o passo a passo (Escolha dos Auxílios, Renda do Candidato, preenchimento do Questionário Socieconômico e preenchimento do Quadro de Familiares) e, ao finalizar, clicar no botão "Concluir e Enviar sua inscrição para Análise". Após a inscrição, o estudante deverá entregar a documentação comprobatória dentro do período de inscrições, no setor de Assistência Social do seu campus.

Ao efetivar sua inscrição, será gerado um número de protocolo que será usado durante todo o processo do Edital. O número de protocolo gerado deverá ser anotado no anexo VI, que possui duas vias: uma deverá ser fixada no lado de fora do envelope lacrado com documentação comprobatória. Já a outra via, devidamente preenchida e assinada pelo servidor que receber o envelope, deverá ser guardada pelo candidato. Esta é a única comprovação de que os documentos foram entregues dentro do prazo estabelecido no Edital. Confira a lista da documentação completa no Edital!

Seleção

A seleção será feita por meio de avaliação socioeconômica, composta por quatro etapas (todas eliminatórias):

- 1ª etapa: cadastro no Sistema do Auxílio Estudantil, inscrição no Edital Aberto e entrega da documentação comprobatória, conforme item 4.3.

- 2ª etapa: análise da inscrição no Sistema Auxílio Estudantil e dos documentos exigidos.

- 3ª etapa: entrevista com o candidato e, se necessário, visita domiciliar a ser realizada por assistente social do IFSULDEMINAS, sendo a data e horário das entrevistas disponibilizadas no Sistema Auxílio Estudantil após a análise documental. O estudante selecionado para entrevista deverá se dirigir à sala do Serviço Social em data e horário já agendados para realização da entrevista, portando as Carteiras de Trabalho originais de todos os membros da família ou cópias autenticadas e outros documentos que tenham sido solicitados na 2ª etapa.

- 4 ª etapa: parecer social expedido por assistente social do IFSULDEMINAS.

Recurso

Candidatos que não foram aceitos na 1ª etapa não poderão interpor recurso, uma vez que esta etapa corresponde aos pré-requisitos descritos no edital. O estudante que interpor recurso contra o resultado das 2ª e/ou 3ª etapas do processo seletivo, terá dois dias úteis, de acordo com o cronograma. Para recorrer contra o resultado das 2ª e/ou 3ª etapas, o estudante deverá preencher o Formulário de Recurso e enviá-lo via e-mail: a Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  ou entregá-lo na sala do Serviço Social e/ou CGAE dos campi ou para o responsável indicado pela gestão do campus (quando for Polo de Rede, Núcleos Avançados ou campus Avançado).

Resultados

Os inscritos deverão acompanhar sua situação no Sistema do Programa Auxílio Estudantil. A data e horário das entrevistas estarão disponíveis no sistema. Após concluídas todas as etapas, o estudante deverá acessar o Sistema do Auxílio Estudantil para imprimir o Termo de Compromisso. Em seguida preencher, assinar e entregar na sala do Serviço Social e/ou CGAE com a cópia do cartão bancário. Contas bancárias em nome de terceiros não serão aceitas.

Cronograma

Abertura do Edital

25 de janeiro

Período de Inscrições pelo site

30 de janeiro à 18 de fevereiro

Entrega da Documentação

01 a 24 de fevereiro

Análise das inscrições e documentação - 2ª etapa

02 a 31 de março

Divulgação do resultado da 2ª etapa

Até 03 de abril

Solicitação de recurso da 2ª etapa

04 e 05 de abril

Análise dos recursos e divulgação

06 a 13 de abril

Entrevistas 3ª etapa

17 de abril a 12 de maio

Divulgação do resultado parcial

Até 15 de maio

Solicitação de recurso da 3ª etapa

18 e 19 de maio

Análise dos recursos

22 a 25 de maio

Resultado final da seleção

25 de maio

Assinatura do Termo de Compromisso

26 a 31 de maio

Endereços e Contatos

Campus Inconfidentes – Programa de Auxílio Estudantil

Praça Tiradentes, 416 - Centro – Inconfidentes - MG - CEP 37576-000

Contato: 35 3464 1050 – Assistentes Sociais: Adriana da Silva Oliveira e Aline Silva dos Santos

 

Campus Machado – Programa de Auxílio Estudantil

Rodovia Machado - Paraguaçú, km 3 - Bairro Santo Antônio – Machado - MG - CEP 37.750-000

Contato: 35 3295 9734 – Assistentes Sociais: Nathalia Lopes Caldeira Brant e Yara Dias Fernandes Cerqueira

 

Campus Muzambinho - Programa de Auxílio Estudantil

Estrada de Muzambinho, km 35, Bairro Morro Preto, Muzambinho – MG, Cx. Postal 02 - CEP: 37.890-000

Contato: (35) 3571-5051 - Assistentes Sociais: Clélia Mara Tardelli e Iandara M. G. Trevisan

 

Campus Passos – Programa de Auxílio Estudantil

Rua Mario Ribola, 409 - Penha II – Passos-MG – CEP: 37903-358

Contato: 35 3526 4856 – Assistente Social: Denís Jesus da Silva

 

Campus Poços de Caldas - Programa de Auxílio Estudantil

Av. Dirce Pereira Rosa, 300, Jardim Esperança, Poços de Caldas – MG, CEP 37.701-103

Contato: (35) 3713-5120 - Assistente Social: Fábio Geraldo de Ávila

 

Campus Pouso Alegre – Programa de Auxílio Estudantil

Av. Maria da Conceição Santos, nº 900 Bairro Parque Real CEP: 37.550-000 - Pouso Alegre/MG

Contato: 35 3427-6613/ 35 3427 6600 – Assistente Social: Maria Elizabeti da Silva Bernardo

 

Campus AvançadoTrês Corações 

R. Coronel Edgar Cavalcanti de Albuquerque, 61- Bairro Chácara das Rosas - CEP 37.410-000 - Três Corações

Contato: (35) 3232-9494 - Responsável: Paulo César Camilo Ferraz

 

Campus Avançado Carmo de Minas

Rua Dra. Maria Aparecida Chaib, 140 – Centro.

Contato: (35) 3334-1211 - Responsável: Alianne de Almeida Silva

 

Pró-Reitoria de Ensino – Coordenação de Acompanhamento ao Educando

Rua Vicente Simões, 1100, Nova Pouso Alegre – Pouso Alegre-MG, CEP: 37.550-000

Contato: (35) 3449-6189 ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  – Responsável: Maira Figueiredo