Dia de eleição

Alunos, técnicos e docentes escolhem o novo diretor do Campus Pouso Alegre e o reitor do IFSULDEMINAS

votação para diretor 9A votação no Campus começou as 8h e segue até as 21h, quando as urnas serão fechadas e os votos computados pela Comissão Eleitoral. O processo ocorreu de forma tranquila, sem nenhum contratempo. Nos polos EaD, a votação ocorreu nos dias 26 e 27 de março.

Esta é a primeira eleição para escolha do diretor do Campus Pouso Alegre. Desde 2010, quando foi implantado na cidade, o campus foi dirigido pelo professor Marcelo Bottazzini, indicado para o cargo pelo reitor.

“A democracia é sempre muito importante para que as pessoas possam escolher quem elas acham que será melhor para o Campus. Achei o período de eleições muito importante porque os candidatos tiveram momentos para apresentarem suas propostas para alunos, técnicos e docentes. Foi tudo muito tranquilo, desde o início até hoje, dia da votação. Fluiu tudo em harmonia como deve ser realmente uma democracia, onde as ideias são expostas e há respeito entre as partes para que as pessoas sejam ouvidas naquilo que elas tem a dizer”, destacou a técnica em assuntos educacionais Ivanete Fonseca.

Para o professor Isaías Pascoal, o tempo para a apresentação das propostas e debate entre os candidatos poderia ter sido maior. “De uma maneira geral, eleição é sempre uma coisa muito boa e, especificamente para o nosso campus, o fato de nós termos tido dois candidatos é muito bom porque permite a alunos, técnicos e professores avaliarem a proposta de um e de outro. A crítica que eu faço ao processo é que achei muito amarrado o tempo de discussão. Se eleição é importante como penso que todos acham que é, então deveria ser mais flexível, mais aberto pra permitir discussões”.

O momento democrático também foi importante para os estudantes. Alguns, recém-chegados à instituição, participaram de uma eleição pela primeira vez, uma oportunidade para quem, em outubro, terá o papel de escolher o novo presidente do Brasil. “É muita responsabilidade saber exatamente quem escolher ainda mais não tendo muitas informações sobre os candidatos. Acabei sendo influenciado por pessoas que já estavam aqui há mais tempo, mas espero que o novo diretor faça o melhor pelo Campus”, disse Lincoln Samuel de Oliveira Silva (1º ano de Edificações integrado).

E enquanto o resultado não é divulgado, as expectativas são grandes. “Acho muito importante a gente poder escolher o diretor do Campus. Como os candidatos são pessoas com quem temos mais contato, espero que as mudanças não sejam apenas as prometidas durante a campanha”, disse Elian Jair Gomes Coelho (2º ano - Informática integrado).

Concorrem ao cargo de diretor da Campus Pouso Alegre os professores João Paulo Martins e Mariana Felicetti Rezende. O resultado da eleição será conhecido até o final desta quarta-feira.

Ascom Campus Pouso Alegre

28/03/2018