Semana de EC e Edificações

Alunos integram diversão e aprendizado em competição de pontes de macarrão, palestras e minicursos

Palestra abertura semana ec edificações 8Estudantes de Engenharia Civil e Edificações do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre tiveram a oportunidade de ampliar seus horizontes durante a V Semana da Engenharia Civil e Edificações. A organização do evento, pelo segundo ano consecutivo, foi do Centro Acadêmico da Civil. As atividades começaram na terça-feira, 14, com a competição de pontes de macarrão e uma palestra sobre empreendedorismo. No segundo e terceiro dias do evento, os estudantes participaram de minicursos.

“É uma semana dedicada ao aperfeiçoamento e educação dos alunos. Sinto muito orgulho em ver o pessoal buscando o conhecimento que espero que levem para toda a vida”, disse João Carlos Gomes, aluno de Engenharia Civil e presidente do CA.

Pontes de Macarrão:

Segundo os organizadores, esse ano, a competição teve a participação de 32 equipes, sendo 24 da Engenharia Civil e 08 dos cursos técnicos em Edificações integrado e subsequente. A inscrição era um quilo de alimento. Foram arrecadados 270 Kg que serão doados a uma entidade assistencial da cidade.Pontes de Macarrãi 2018 28

A competição foi dividida em duas modalidades (ensino médio e superior) e duas categorias (estética e resistência). Na modalidade ensino médio, a equipe “Edificações” conquistou o bicampeonato da competição nas duas categorias. “A vitória é resultado do esforço e da dedicação de cada membro da equipe que contribuiu dando o seu melhor”, disse William da Fonseca Simões, integrante da equipe.

Na modalidade Superior, a equipe “Irmandade” conquistou a primeira colocação na categoria estética. A equipe “Ponte de Safena” venceu na categoria resistência, batendo o recorde de 2017, do grupo “RDG Oficial” e fixando nova marca de 43,27 Kg. “Foi uma semana de muito trabalho, mas todo esforço valeu a pena. Toda a família motivando. Motivou-me a seguir nesse caminho”, disse o aluno Carlos Eduardo da Silva.

Para o professor Yuri Vilas Boas Ortigara, idealizador da competição no Campus, o principal objetivo da prova foi alcançado. “Fazer os alunos se interessarem e participarem do desafio em grupo. Esse ano eles calcularam melhor as pontes, construíram com mais antecedência, então o resultado esse ano foi bem melhor”.

Resultado da Competição:

Modalidade: Ensino Médio Modalidade: Superior