Descarte de lixo

Alunos de Informática terão artigo publicado no XV ENIAC

artigo equipe 1Cinco estudantes do Curso Técnico de Informática do IFSULDEMINAS-Campus Pouso Alegre terão um artigo publicado no XV Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional que ocorrerá em São Paulo, entre os dias 22 e 25 de outubro. A equipe é formada pelos alunos do 2º ano de Informática: Aiko Camille Sato, Bernardo Sant’Anna Costa, Júlia Vieira Ananias Pereira, Vitória Aparecida Pereira e Vitória Helena Zampa.

O projeto de pesquisa surgiu dos problemas gerados pelo descarte incorreto e descontrolado de lixo nas ruas, lixeiras e aterros, mais especificamente, em lixeiras de coleta seletiva. “É muito comum ver pessoas fazendo o descarte de lixo de maneira incorreta ou separando o lixo de maneira incorreta. A ideia do projeto é facilitar esse descarte e a seleção do lixo usando métodos de processamento de imagem e redes neurais”, explicou o orientador e coordenador do projeto, profº Alexandre Fieno Silva.

“Pensamos na necessidade de descarte de lixos ecológicos. Precisava ser algo mais fácil, pois muitas pessoas não sabem onde colocar. Acreditamos que isso vá ajudar muito o meio ambiente” disse Vitória Helena Zampa.

O sistema usa informações de uma câmera (por exemplo, webcam) para analisar, reconhecer e identificar o objeto e, assim, indicar em qual lixeira (ou seja, plástico, metal, vidro ou papel) ele deve ser descartado. Para isso, será usado um banco com 2500 imagens para treinar o sistema (com a rede neural) e comparar a imagem obtida pela webcam com essas imagens do banco de imagens. Os resultados mostraram uma taxa de acerto de 93%, ou seja, para cada 10 imagens de lixo testada, 9 foram corretas.

Apesar de todo o nervosismo pela apresentação do projeto, os alunos estão confiantes. “A gente sai da nossa zona de conforto da sala de aula para apresentar o nosso projeto para pessoas que são da área.  É um passo pra gente entrar no mercado com um produto que pesquisamos desde o zero. Quem sabe, a partir dessa apresentação, consigamos editais de bolsa para conseguir executá-lo.”, disse Bernardo Sant’Anna Costa.

“Essa publicação traz muito estímulo aos alunos além de nos mostrar que estamos no caminho correto com nossas pesquisas, além dos alunos apresentarem bastante interesse em desenvolver a pesquisa. É importante salientar que os conteúdos desenvolvidos na pesquisa não fazem parte da grade curricular do ensino técnico de informática, o que vem acrescentar um grande acréscimo ao conhecimento dos alunos bem como ao aprendizado de novas tecnologias”, acrescentou o professor.

Informações: Profº Alexandre Fieno Silva
30/08/2018