Curso reconhecido

Licenciatura em Química recebe nota 4 na avaliação do MEC

O curso é o primeiro do Campus Pouso Alegre a ter o reconhecimento do Ministério da Educação

Curso Licenciatura em Química 8Iniciado em 2015, com o oferecimento de 35 vagas para ingressantes, o curso de Licenciatura em Química do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação. “A nota 4 representa um resultado excelente frente aos novos desafios na educação e do novo instrumento de avaliação. A nota é reflexo de um trabalho dedicado e focado na estruturação do curso realizado em conjunto com o corpo docente, técnicos administrativos, discentes e gestão do Campus Pouso Alegre, com constante orientação da Reitoria do IFSULDEMINAS”, explicou a coordenadora do Curso, professora Luciana Simionatto Guinesi.

Atualmente, o curso conta com 105 alunos matriculados nos 2º, 4º, 6º e 8º períodos. Para o vice-coordenador do curso, professor Flávio Santos Freitas, o reconhecimento do MEC representa a consolidação da qualidade esperada e construída ao longo dos últimos quatro anos. “Foi uma responsabilidade e um desafio muito grande para a equipe envolvida, já que o curso de Licenciatura em Química foi o primeiro a passar pelo processo de Reconhecimento no Campus Pouso Alegre”, disse.

Na avaliação para o reconhecimento de um curso, o MEC se fundamenta em três dimensões: Organização Didática-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. “Esse relatório gerado com cada uma das notas fornecem informações que nos dão ferramentas para tentar melhorar o nosso curso ainda mais. E isso será feito a partir da socialização e compartilhamento dos resultados com todos os pares, buscando a melhoria constante da qualidade do curso”, explicaram a coordenadora e o vice-coordenador do curso.

Para os licenciandos em química, a nota que o curso obteve do MEC abrirá muitas portas. “Estou muito feliz e recomendo o curso. Aqui, temos professores Curso Licenciatura em Química 2qualificados e uma ótima estrutura de laboratórios”, disse o aluno Rafael Acácio Raimundo (turma 2018).

Técnica em alimentos, a estudante Michele Costa Brasil Silva (Licenciatura em Química 2018), acabou se apaixonando pela química e decidiu prestar o vestibular para a Licenciatura no Campus Pouso Alegre. Ela, que já reconhecia a qualidade do curso, acredita que a avaliação do MEC vai proporcionar ainda mais oportunidades. “A nota qualificou ainda mais a escola e, com certeza, muitas portas serão abertas quando concluir o curso”.qualificados e uma ótima estrutura de laboratórios”, disse o aluno Rafael Acácio Raimundo (turma 2018).

Sobre o Curso:

O curso de Licenciatura em Química forma profissionais licenciados para atuar no magistério na área de ensino de Ciências e de Química nos níveis fundamental e médio com fundamentação sólida em Química e metodologias de ensino variadas. Além disso, a formação de Licenciado em Química possibilita aos concluintes o ingresso em programas de pós-graduação de Mestrado e Doutorado.

O curso é oferecido pelo IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, na modalidade presencial, noturno, com duração de quatro anos. O vestibular ocorre no final do ano. São 40 vagas. Gratuito.

06/09/2018