Atuação em incêndios

Alunos de Segurança do Trabalho aprendem, na prática, como socorrer vítimas e controlar incêndios

Foram três dias de aulas ministradas pelo Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre.

Curso prevencao incendio pratica 1Após atuarem como brigadistas nos jogos do Pouso Alegre Futebol Clube, no estádio do Manduzão, alunos dos cursos técnico e pós-graduação em Segurança do Trabalho do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, participaram de um curso com o Corpo de Bombeiros. Foram dois dias de aulas teóricas e uma aula prática sobre controle de incêndio e socorro a vítimas.

“Os alunos estão se habituando ao ato de combater. O aluno faz a parte teórica durante as aulas mas não tem o costume de atuar com situações na prática. Aqui eles estão aprendendo, primeiro, como combater um incêndio: como usar o hidrante, como ligar a mangueira e qual extintor usado no caso de um sinistro. Também aprenderam como fazer o socorro de uma vítima, quais os procedimentos de imobilização em caso de engasgo, queda e outros acidentes de trabalho com vítimas”, explicou o professor Fernando Facco.

As aulas teóricas aconteceram no auditório do campus. Na sede do Corpo de Bombeiros, primeiro, os estudantes fizeram uma prova onde foram avaliados os seus conhecimentos. Em seguida, participaram de simulações de socorro a vítimas e combate a incêndios. “A parte prática é onde o aluno vai lidar com situações que no futuro, no ambiente do trabalho, ele possa estar envolvido. O que foi visto na teoria, tentamos aproximar o máximo possível de uma situação real. Quando acontecer ele estará apto a desenvolver o trabalho da melhor maneira”, explicou o Tenente Rezende do Corpo de Bombeiros.

Segundo o tenente, é de suma importância esse contato dos alunos com casos que simulam a realidade porque, no futuro, serão eles a dar os primeiros socorros antes da chegada dos Bombeiros. “O brigadista dentro de uma empresa, numa situação de risco eminente, é o primeiro a dar suporte até a chegada do Corpo de Bombeiros. Quando há brigadistas treinados dentro de uma empresa, os bombeiros ficam muito mais tranquilos porque sabem que quando chegarem no local já terão pessoas qualificadas a dar o primeiro atendimento e complementar o trabalho nosso”.

Ascom/Campus Pouso Alegre

10/09/2018