Engenharia Química

Curso é o segundo reconhecido pelo MEC no Campus Pouso Alegre

Curso de Engenharia Química acaba de receber nota 4 na avaliação do Ministério da Educação.

curso Engenharia Química 4O estudo “Talentos – As profissões e o mercado de trabalho brasileiro entre 2000 e 2010”, produzido pela Brasil Investimentos & Negócios (BRAiN), mostra que áreas como engenharia civil e engenharia química estão entre as mais procuradas pelo mercado, um aumento de 20% nos últimos três anos.

No IFSULDEMINAS, o curso de Engenharia Química é oferecido desde 2014. São 40 vagas por ano. O curso tem duração de 05 anos, período integral e é gratuito. Recentemente, o curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação e recebeu nota 4 do MEC que avalia Organização Didática-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura.

Segundo a coordenadora do curso, professora Rejane Barbosa Santos, com o relatório gerado pelos avaliadores do MEC é possível trabalhar em cada item avaliado, sempre buscando melhorar cada vez mais o curso. “O conceito 4 representa um resultado de muito esforço e dedicação dos professores da engenharia química pelo curso frente a tantos obstáculos enfrentados. Essa nota é reflexo de um grupo de docentes unidos e focados em proporcionar um curso de qualidade para os alunos”, disse.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para profissionais da engenharia química é bem diversificado. O engenheiro químico encontra oportunidades de emprego principalmente nas indústrias químicas, podendo atuar em diversos ramos, como por exemplo, na indústria de alimentos, papel, combustíveis etc.

Quando o quadro econômico da produção industrial não está aquecido, o engenheiro químico pode trabalhar com pesquisa, tecnologia, desenvolvimento sustentável (solucionar problemas de resíduos) entre outras oportunidades.

Diferença entre Química e Engenharia Química

Segundo a coordenadora do curso, quem gosta de química na escola deve tomar bastante cuidado antes de escolher Engenharia Química. “O Químico é curso Engenharia Química 6formado para transformar uma coisa em outra, analisando em laboratório, por exemplo, as reações químicas. Apesar de ter esse conhecimento, o Engenheiro Químico projeta equipamentos, analisa materiais e estuda a mecânica que possibilita os processos químicos”.

O bacharelado em Química tem foco na realização de experimentos, controles e análises principalmente em laboratórios, visando o desenvolvimento de novos produtos ou garantir a qualidade dos já desenvolvidos. Para isto, o profissional adquire uma sólida formação em química.

O Engenheiro Químico trabalha com processos em grande escala, projetando equipamentos utilizados na indústria, além do planejamento e acompanhamento das etapas de produção, apresentando, portanto, uma atuação diretamente no “chão de fábrica”.

Curso de Engenharia Química

Quem optar por esse curso deve se preparar. Serão cinco anos de estudos intensos. “Nos dois primeiros anos do curso, os alunos têm contato com as disciplinas no núcleo básico: cálculos, físicas e químicas, que objetivam aprimorar o raciocínio do futuro engenheiro e, também, proporcionar a base para estudar assuntos mais específicos da área. A partir do terceiro ano do curso (5º semestre), inicia-se o núcleo específico, com disciplinas que compõem o "coração" da Engenharia Química, como, Termodinâmica, Fenômenos de transporte, Ciência e Tecnologia dos Materiais, Operações Unitárias, Cinética e Cálculo de Reatores, Modelagem, Simulação e Otimização de processos, Controle de processos e Processos químicos industriais”, explica a coordenadora.

No entanto, o esforço para concluir o curso será bem recompensado. Além dos altos salários, raramente falta emprego para este engenheiro no Brasil.

Para exercer a profissão, é obrigatório ser formado em um curso de Engenharia Química reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e obter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do Estado onde vai trabalhar.

Opinião de quem está cursando Engenharia Química

curso Engenharia Química 8“Apesar de ser um curso difícil e que necessita de uma grande dedicação, os recursos que temos no Campus, o suporte que os professores nos dão e o esforço deles para formar profissionais competentes, é muito gratificante. Eu espero ser uma ótima profissional, trabalhar na área da Engenharia Química que eu mais gosto, e conseguir colocar em prática todo conhecimento que me foi passado por meio dos professores”. (Gabriela Oliveira -Engenharia Química – turma 2015)

“O curso é sim muito difícil e exige extrema dedicação, porém, na minha opinião, temos aqui no campus um suporte muito grande tanto de estrutura, com os laboratórios tanto de química quanto de engenharia química, como com o suporte dos professores, que sempre demostraram muita boa vontade para com os alunos. Essa estrutura nos dará um suporte fantástico para que alcancemos nossos objetivos profissionais. Acredito que todos nós queremos ser referência em alguma área que se identifique mais, e é exatamente isso que eu almejo”. (Haron Santos Pereira Engenharia Química - turma 2014)

“Durante o ensino médio, tive um professor de química que tinha muito conhecimento sobre os fenômenos químicos e físicos que acontecem a nossa volta. Um dia descobri que ele era engenheiro químico e resolvi conversar sobre o curso. A conversa acabou me motivando bastante e optei por prestar vestibular nessa área. Pretendo trabalhar na indústria, adquirir conhecimento prático pra quem sabe, futuramente, seguir na área acadêmica”. (Gabriel Baioni e Silva - Engenharia Química - turma 2014)