Grupo de Pesquisa

Nome do grupo:

Grupo de pesquisa em Ensino e Aprendizagem da matemática na contemporaneidade

Linha de Pesquisa:

Ensino e aprendizagem da Matemática na contemporaneidade

Proposta do grupo:

Esta proposta de estudo e pesquisa tem por característica tomar como ponto de partida os atos lógicos de ensinar e a compreensão de como se dá a aprendizagem no mundo contemporâneo. A intenção é buscar entender a Matemática, tomada como ciência, ou mesmo como região de inquérito, analisando a lógica subjacente a essa ciência para poder colocar esse conhecimento a serviço da ação do ensino. Tem por objetivo a tarefa de intermediar o conhecimento produzido, as formas da sua produção e o conhecimento em construção do aluno, associados ao meio socioeconômico-cultural no qual este aluno está inserido e, portanto, contribuir para qualidade do ensino em matemática. As atividades a serem desenvolvidas visam:

a) Estudar as diferentes estratégias de ensino que sejam capazes de desenvolver perspectivas de mudanças na qualidade da aprendizagem dos estudantes de matemática na contemporaneidade.

b) Estudar e desenvolver metodologias que analisam e busquem a superação dos “fracassos” na aprendizagem da matemática.

Ao final desses estudos e pesquisas, implementar cursos de serviço para as áreas na qual a matemática se faz presente, cujo a intenção é discutir de forma mais consistente os aspectos que compõem o ensino e a aprendizagem da matemática.

Docentes Pesquisadores:

Dr. Carlos Cezar da Silva