Grupo de Pesquisa

Nome do grupo:

Grupo de pesquisa em Ensino e Aprendizagem da matemática na contemporaneidade

Linha de Pesquisa:

Ensino e aprendizagem da Matemática na contemporaneidade

Proposta do grupo:

Esta proposta de estudo e pesquisa tem por característica tomar como ponto de partida os atos lógicos de ensinar e a compreensão de como se dá a aprendizagem no mundo contemporâneo. A intenção é buscar entender a Matemática, tomada como ciência, ou mesmo como região de inquérito, analisando a lógica subjacente a essa ciência para poder colocar esse conhecimento a serviço da ação do ensino. Tem por objetivo a tarefa de intermediar o conhecimento produzido, as formas da sua produção e o conhecimento em construção do aluno, associados ao meio socioeconômico-cultural no qual este aluno está inserido e, portanto, contribuir para qualidade do ensino em matemática. As atividades a serem desenvolvidas visam:

a) Estudar as diferentes estratégias de ensino que sejam capazes de desenvolver perspectivas de mudanças na qualidade da aprendizagem dos estudantes de matemática na contemporaneidade.

b) Estudar e desenvolver metodologias que analisam e busquem a superação dos “fracassos” na aprendizagem da matemática.

Ao final desses estudos e pesquisas, implementar cursos de serviço para as áreas na qual a matemática se faz presente, cujo a intenção é discutir de forma mais consistente os aspectos que compõem o ensino e a aprendizagem da matemática.

Docentes Pesquisadores:

Dr. Carlos Cezar da Silva

Drª. Geslaine Frimaio da Silva

Drª. Karla Aparecida Zucoloto

Drª. Kátia Alves Campos

Drª. Sueli Machado Pereira de Oliveira

Dr. Willian José da Cruz

Discentes Participantes:

Ana Cláudia Ribeiro Martins

Denis Alderige Melo Chaves

Karine Francisca da Silva

Letícia Lemos Beghini

Luiz Gustavo Alves Silva

Ronaldo Santos Souza

Terquiana Silvério

Thallyenne Pereira da Costa

Yuri Jefferson de Mattos

Técnicos Participantes:

Gilmar Rodrigo Muniz

Colaboradores Estrangeiros:

Michael Friedrick Otte - Alemanha