Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Engenharia Civil

Curso é um dos mais procurados no IFSULDEMINAS desde a implantação do Campus Pouso Alegre

No último vestibular, o curso teve 367 inscritos e cerca de 13,11 candidatos por vaga

Curso de Engenharia civil 23Um novo vestibular se aproxima e se você está pensando em fazer o curso de Engenharia Civil é bom ir se preparando. No Campus Pouso Alegre, a graduação está entre os cursos mais disputados desde a primeira turma. Quem é aprovado encontra um corpo docente preparado e laboratórios completos. “Temos 14 engenheiros civis/arquitetos ministrando disciplinas no curso, que considero um grande diferencial do corpo docente técnico em relação a outros cursos da região. Em cada área profissional há um professor especialista ministrando o curso”, explicou o coordenador do curso, Profº Dr. Paulo Labegalini.

Sobre o curso:

O curso de Engenharia Civil é uma graduação com titulação de bacharelado e duração média de cinco anos. Ao longo destes 10 semestres, os alunos são preparados para desempenhar atividades de planejamento, projeto, direção, vistoria e avaliação de obras e serviços referente a edificações, sistemas de transportes, abastecimento de água, drenagem e outras vertentes.

Agraduação em Engenharia Civil é uma das formações, no Brasil, que oferece melhores salários entre os profissionais de nível superior, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além disso, oferece muitas opções de atuação como, por exemplo, área da construção civil, estrturas, geotecnia, saneamento, ambiental, hidráulica e transportes. 

O que faz um engenheiro civil:

O engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos. Especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e define o material a ser usado. Chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança.

Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Este profissional também pode se dedicar à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

Opinião de quem faz o curso no IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

“O Campus oferece vários equipamentos para os estudantes. Os professores sempre nos mostram os melhores caminhos para que sejamos bons profissionais. Curso de Engenharia civil 12Eu procuro estudar bastante para que, no futuro, eu tenha uma profissão da qual eu não me arrependa. A dica que eu dou para quem vai prestar o vestibular é que dê o seu melhor. É um curso difícil, mas para quem quer ser um bom profissional, o caminho é o estudo”. (Alisson Gabriel Moreira Silva - Engenharia Civil – 2017).

“Eu sempre fui fascinada pelo mundo das construções e me identifiquei com a Engenharia Civil. É um curso que exige muita dedicação, mas o estudante tem que acreditar no seu potencial e correr atrás do grupo de docentes que é excelente e que está sempre à disposição para ajudar. Quero sair daqui preparada para enfrentar o mercado de trabalho. A formação que temos aqui já impulsiona o nosso reconhecimento profissional. Temos a base para chegar ao final do curso com um diferencial a mais para concretizar a nossa participação no mercado de trabalho”. (Bárbara Ribeiro de Souza - Engenharia Civil – 2017).

“O campus oferece estrutura para nossos estudos, o corpo docente é excelente. Temos uma base muito boa para atuar na profissão. Não é um curso fácil, exige muito estudo, muita disciplina, mas é só se dedicar que dá pra ir bem em todas as matérias. Espero ter um grande prestígio na profissão. Base e estrutura nós temos para isso”. (Isabela Bauduco Barbosa - Engenharia Civil – 2017).

Informações: Guia do Estudante/ Guia de Carreira
Ascom/Campus Pouso Alegre
24/09/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página