Mobilidade Estudantil

Estudantes de graduação do IFSULDEMINAS podem se inscrever para intercâmbio no Peru

Universidade de Piura oferece quatro vagas para o segundo semestre deste ano

- Edital 79/2018

Estudantes dos cursos superiores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) podem se candidatar ao Programa de Mobilidade Estudantil na Universidade Nacional de Piura (UNP), no Peru. A seleção é de ampla concorrência para todos os campi do IFSULDEMINAS, ou seja, não haverá divisão de vagas por campus.

São oferecidas 4 (quatro) vagas de intercâmbio durante um semestre letivo, no período de 03 de setembro de 2018 a 10 de janeiro de 2019, com direito a alojamento, café da manhã, almoço e jantar gratuitos de segunda a sexta-feira, oferecidos pela universidade peruana. Para o estudante classificado em primeiro lugar no edital, O IFSULDEMINAS ofertará até R$ 3.000,00 para custear as despesas com passagem aérea internacional e seguro-saúde internacional em forma de auxílio. Os alunos classificados na segunda, terceira e quarta posições, a princípio, não terão direito a auxílio financeiro, somente ao alojamento e alimentação ofertados pela UNP.

Inscrições

Os candidatos podem se inscrever até o dia 25 de julho. Antes de iniciar seu processo, é preciso verificar toda a documentação necessária. A documentação deverá ser encadernada e ter as páginas numeradas, podendo ser numeradas à caneta. A falta de algum dos documentos desclassificará o aluno, sem direito a recursos. Essa relação de documentos deverá ser encaminhada, via material impresso, por correio (somente via Sedex) ou pessoalmente ou por terceiros via procuração feita em cartório, ao setor da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS, exclusivamente das 8h às 13h no seguinte endereço:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Setor de Assessoria Internacional

Assunto: Mobilidade Acadêmica Peru

Av. Vicente Simões n° 1111, Bairro Nova Pouso Alegre - Pouso Alegre – MG  - CEP: 37.553-465

Pré-requisitos

O candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os requisitos a seguir para concorrer a uma das vagas:

- Estar regularmente matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS;

- Ter nacionalidade brasileira;

- Ter ou ser maior de 18 anos de idade no ato da inscrição;

- Possuir documento oficial de identidade válido e CPF;

- Ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% da carga horária total da matriz curricular do curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente;

- O candidato não poderá ter ultrapassado o máximo de 90% dos créditos obrigatórios previstos em seu curso para se candidatar a este edital (item eliminatório);

- Ter coeficiente de rendimento acadêmico (CoRA) igual ou acima de 6,5 (item eliminatório);

- Só poderá se candidatar o estudante que não possuir pendências relacionadas à entrega do relatório final e prestações de contas do EVACT ou EVACE (item eliminatório).

De volta ao Brasil, o aluno deverá apresentar relatório das atividades desenvolvidas no programa de mobilidade estudantil em até 30 dias do retorno da viagem, bem como finalizar seu curso de graduação no IFSULDEMINAS. Caso o candidato, no seu retorno, tranque o curso ou solicite transferência para outra instituição de ensino superior, deverá devolver todo o recurso nele investido durante o intercâmbio.

Seleção

O aluno deverá atender aos critérios estabelecidos no item 3 do Edital (itens eliminatórios). Todos os candidatos deverão enviar a comprovação dos itens mencionados no Curriculum Lattes, somente daqueles itens que possuir comprovação. Serão classificados quatro discentes de cursos superiores do IFSULDEMINAS, onde será realizada a soma dos pontos para classificação. (Confira no item 7 do Edital).

A aprovação no presente edital não garante a aceitação do aluno por parte da universidade de destino. Após a seleção realizada no IFSULDEMINAS, toda a documentação dos candidatos será enviada para a UNP que analisará as candidaturas e fará sua seleção interna, seguindo os critérios da própria instituição. Após análise, dará parecer favorável ou não à candidatura do aluno. Caso o candidato receba parecer “favorável”, a Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS dará prosseguimento ao envio de documentação para efetivação da matrícula dos alunos aceitos. Casos omissos ou não previstos durante esta etapa serão resolvidas pela Assessoria Internacional e Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS.

Lançamento do Edital 26 de junho de 2018
Data final das inscrições até 25/07/2018 (presencialmente)
ou data limite para postagem de SEDEX: 20/07/2017
Divulgação do Resultado Preliminar a partir de 26 de julho de 2018
Prazo para envio de recursos via e-mail até 24 horas a partir da divulgação do Resultado Preliminar
Resultado dos recursos a partir do dia 30 de julho de 2018
Divulgação do Resultado Final a partir do dia 30 de julho de 2018

Toda a divulgação do edital e dos resultados será realizada por meio do site: http://portal.ifsuldeminas.edu.br/extensao. É de total responsabilidade do candidato acompanhar todo o processo e divulgação de informações no referido site. Os recursos devem ser enviados somente via e-mail para  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , respeitando-se as datas estipuladas e utilizando o formulário do ANEXO VI.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
27/06/2018