Manual Eduroam

Eduroam - Mobilidade (education roaming)

eduroam 1Mobilidade. Esse é o principal benefício que o eduroam (education roaming) oferece à comunidade acadêmica – alunos, professores e servidores. Com o eduroam, você se conecta à rede Wi-Fi da sua instituição de ensino e pesquisa ou de qualquer localidade do mundo, desde que haja pontos de acesso. Se já é um usuário, basta ativar o Wi-Fi do seu computador, celular ou tablet para se conectar à rede sem fio de forma automática. Assim, não é necessário solicitar contas temporárias ou realizar qualquer outro procedimento com o apoio de um suporte local. É só ativar o dispositivo e ficar on-line.

Onde posso usar o eduroam?

No Brasil, temos hoje mais de 2.300 pontos de acesso, além de outros milhares distribuídos em cerca de 90 países. No mundo, é possível encontrar o eduroam em universidades, centros de pesquisa, praças públicas, aeroportos e até cafeterias. Onde quer que você veja "eduroam" aparecer na sua lista de redes Wi-Fi, pode se conectar.

Conheça um pouco mais sobre o serviço!

Passo a passo para realização do primeiro acesso no Eduroam

Para acessar o eduroam pela primeira vez, você precisar estar conectado à Internet no dispositivo a ser configurado. Pode ser uma outra rede sem fios ou mesmo 3G/4G. Acesse cat.eduroam.org ou loja do seu celular e siga as instruções específicas para o seu dispositivo. Esse assistente de configuração suporte sistemas Android, iOS, macOS, Windows e Linux.

Quais as minhas credenciais de acesso?

Para acessar o eduroam utilize suas credenciais do ID@IFSULDEMINAS quando solicitado em seu dispositivo, informe: Usuário: CPF@ifsuldeminas.edu.br Senha: senha do SUAP (em caso de problemas, troque sua senha em suap.ifsuldeminas.edu.br)

Dúvidas ou problemas?

Caso você tenha alguma dúvida sobre o serviço ou problema na configuração, procure o setor de NTI.

Importante:

Vá na página do CAT (link is external), clique no grande botão azul com a frase “eduroam user: faça download do seu instalador eduroam” e selecione sua instituição de origem. Se a sua instituição não estiver incluída na lista, converse com os responsáveis pela TI para entrarem em contato com a RNP e fornecerem o serviço!

Para acessar pelo notebook vocês precisaram instalar um certificado específico do IFSULDEMINAS ou conectar a rede Eduroam .

Passo 1 acessar o link https://cat.eduroam.org/?lang=pt

Passo 2 clicar em eduroam user: faça downloads do seu instalador eduroam conforme figura abaixo.

eduroam1

Passo 3 escolher o IFSULDEMINAS.

eduroam2

Passo 4 clicar em faça download do instalador eduroam

Observação será apresentado qual sistema operacional você utiliza (celular ou notebook).

eduroam3

Outra forma para conexão no notebook simples:

eduroam4

registrado em: ,,