Página inicial > Notícias > Caderno temático

Caderno temático

Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2024, 16h49 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2024, 12h08

Caderno temático traz rico material para a formação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos

WhatsApp Image 2024 04 26 at 16.12.55Mais uma etapa do Projeto Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica está finalizada, o caderno temático de “Formação de Professores: Metodologias Ativas e Tecnologias para EJA”, um manual que vai auxiliar na formação dos docentes que atuam e atuarão nesta modalidade de ensino. Ele contem textos que vão contribuir para a organização da metodologia de ensino, subsidiando o trabalho do professor junto aos alunos.

A professora e autora do material, Nathália Luiz de Freitas, explica que a elaboração deste caderno foi uma experiência enriquecedora em termos pessoais e profissionais. Ao longo do processo de pesquisa e escrita do material, ela pode rever conceitos e teorias, bem como as práticas que a levaram à reflexão sobre o relevante papel social dos Institutos Federais e, em especial, do curso a ser ofertado, para os milhares de jovens e adultos que não puderam realizar sua formação acadêmica em idade oportuna. Apesar do tempo exíguo para a produção do material, ela acredita que “o caderno terá relevâncias teórica e prática para a formação dos alunos como futuros educadores, de modo a contribuir para que eles sejam profissionais engajados na luta por uma educação emancipadora e pelo alcance da igualdade social”!

A proposta geral deste curso é formar profissionais para atuarem na Educação de Jovens e Adultos, baseando-se nos princípios da perspectiva sociointeracionista e crítica, das metodologias ativas, da aprendizagem significativa e do uso das tecnologias da comunicação. Ao longo do curso, serão estudadas as seguintes temáticas: Letramento digital; concepções e princípios da Educação Básica na modalidade EJA; a aprendizagem na juventude e na idade adulta; a dialogicidade como princípio educativo da prática pedagógica; metodologias ativas na EJA; e EJA e as Tecnologias da Informação e Comunicação.

Outra importante contribuição na criação desse material didático foi dada pela Coordenadora da Equipe de Planejamento e Supervisão Pedagógica, Isabel Cristiane Kuniyoshi. Ela explica que os professores conteudistas foram selecionados por sua trajetória consolidada na Educação e são referência para metodologias ativas e tecnologia educacional.

Tomaram por base o Projeto Pedagógico do Curso e o que há de mais recente entre as evidências científicas da área. Inovação, qualidade e consistência técnica, teórica e tecnológica sustentaram todo o processo criativo dos conteudistas.

As revisões pedagógica e técnica foram criteriosas. Revisão textual, formatação e diagramação finalizaram o processo. O tempo restrito foi o grande complicador. “Foram apenas três meses para a produção. Só foi possível contornar esta dificuldade,  por conta do empenho de todos os envolvidos, desde os conteudistas, revisores e equipes técnicas”.

O Caderno Temático do Curso de Formação de Professores: Metodologias Ativas e Tecnologias para EJA está publicado no PROEDU: https://proedu.rnp.br/handle/123456789/2103

Sobre a autora

Com graduação, mestrado, doutorado e pós- -doutorado em Linguística, Nathália Luiz de Freitas atua como professora no IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas desde 2011, nas disciplinas de licenciaturas. Já foi coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Informática na Educação e desenvolve pesquisas de orientação de especialização e mestrado nas áreas de educação híbrida e metodologias ativas.

Coautoria

O caderno contou com a colaboração do Coautor, Prof. Igor Radtke Bederode, que disse já estar acostumado a realizar escrita colaborativa com os seus orientandos de mestrado e doutorado. No caso do caderno temático, ele ressaltou "que apesar de termos efetuado essa construção num tempo relativamente curto, o resultado final foi incrivelmente satisfatório”.

Segundo Igor foi entregue um texto acessível aos alunos EJA e com conteúdos teóricos consistentes e coesos. Para o professor, a elaboração desse trabalhofoi mais um desafio. "Num projeto amplo e complexo como esse, prefiro sempre olhar o copo meio-cheio. Penso que as possibilidades oriundas da proposta do FIC-EJA justificam os desafios enfrentados. Acredito firmemente que esse será um case de sucesso na rede”.

Sobre o Coautor
Doutor em Educação, professor do IFSUL - campus Pelotas. Ele é um dos líderes do Grupo TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSUL, e é responsável, como conteudista, pela primeira unidade deste caderno.

Organizadores

Alexandre Thomé da Silva de Almeida, Dalva Aparecida de Lima Volpe, Isabel Cristiane Kuniyoshi, Jociana Brugnerotto de Almeida e Thiago Alves de Souza

Revisores

Alexandre Thomé da Silva de Almeida, Ana Carolina de Abreu Militani, Dalva Aparecida de Lima Volpe, Gisele Fernandes Loures, Isabel Cristiane Kuniyoshi, Jociana Brugnerotto de Almeida, Luis Otoni Ribeiro, Monalisa Aparecida Pereira, Rafael de Freitas Cândido, Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho e Thiago Alves de Souza.