PERFIL DO EGRESSO Curso Técnico em Edificações - integrado ao ensino médio
|
Ao concluir o curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, o egresso deverá ter desenvolvido um conjunto de competências técnicas e humanísticas capaz de atender às atuais demandas da sociedade, o que, contudo não significa reproduzir mecanicamente valores e posturas. Deverá ser um indivíduo com postura crítica, responsável, ética e científica, respeitando as diferenças e o meio ambiente, contribuindo para ser um agente transformador, seja no mundo do trabalho, na família ou na vida em sociedade para o desenvolvimento socioeconômico do país, atuando nas diversas áreas do setor da construção civil.
As competências que serão adquiridas durante o curso são:
- Planejamento e gestão de obras;
- Projetos arquitetônicos e complementares;
- Execução e manutenção de obras;
- Elaboração de orçamentos e cronogramas;
- Liderar equipes de profissionais para execução de obras e serviços relacionados com a construção, reforma e manutenção de edificações.
O egresso deverá desenvolver uma formação propedêutica sólida nas áreas de Linguagem, códigos e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, de forma a contribuir para sua formação cidadã e garantir melhores oportunidades no trabalho e/ou prosseguimento nos estudos.
Além disso, o egresso deverá desenvolver uma formação empreendedora contribuindo para a construção de uma visão holística e crítica e da realidade social,
cultural, econômica e ambiental do meio onde está inserido.
Em consonância com o catálogo nacional de cursos técnicos (3ª edição), o curso também promove a formação conforme catálogo Supra, em que o egresso desenvolve e executa projetos de edificações. Planeja a execução e a elaboração de orçamento de obras. Desenvolve projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações.