Arquitetura e Paisagismo
Curso FIC de Verão do Campus Pouso Alegre recebe 27 alunos de cinco instituições ensino
Teve início nesta segunda-feira, 07, o curso de Práticas Projetuais em Arquitetura e Paisagismo do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. Serão quatro dias, 20 horas de aula. No primeiro dia os participantes aprenderam como gerar um programa de necessidades. No segundo viram formato de zoneamento e fluxogramas, e no terceiro e quarto dias, eles atuarão diretamente com a prática projetual que envolve desde a seleção de espécies em paisagismo até a sua aplicação na paisagem construída e a dinâmica de desenho e representação.
“Todo o curso está sendo pautado numa metodologia ativa e faz um link com as práticas projetuais de arquitetura e paisagismo já no mercado. São experiências profissionais do mercado que eles estão aplicando em projetos do campus. Além de favorecer a experiência projetual também vai colaborar com o campus com o nascimento de projetos que podem ser desenvolvidos aqui”, explicou o coordenador do curso, Prof. Gustavo Reis Machado.
O curso FIC – Formação Inicial e Continuada – tem a participação de 27 alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Técnico em Edificações, de cinco instituições diferentes - IFSULDEMINAS e UNA de Pouso Alegre, FAEX - Extrema, PUC Minas - Poços de Caldas e UFSJ - São João Del Rey. O objetivo é aprofundar a capacidade propositiva do aluno em relação à criação de espaços edificados e espaços abertos, de uso público e/ou coletivo, referenciados na análise crítica da área envolvente, na pertinência e adequação do programa arquitetônico ao lugar, e nas caraterísticas dos usuários.
Segundo Carlos Pereira, que é Design de Interiores e atua como instrutor voluntário do curso, a troca de experiências dos alunos ajuda no desenvolvimento dos projetos e na solução dos problemas. “Eles trabalham a criatividade, a parte técnica e a parte de resolução de problemas. Com essa troca de experiências de pessoas de diferentes instituições, o nível de acerto projetual se torna mais coerente a partir dessa vivência e de pontos de vista diferentes.”
Aluna de Arquitetura e Urbanismo pela PUC Minas de Poços Caldas, Marilaine Cristina Pereira Marques aprovou o curso. “Estou achando interessante porque é muito dinâmico. Acho extremamente válido para a experiência acadêmica e profissional, a gente ter noção de como é a vida depois de formado. Como já estou fazendo o meu TCC, é uma experiência a mais para depois da faculdade”.
O dinamismo do curso também chamou a atenção do aluno de Engenharia Civil da FAEX de Extrema, Mateus Pereira Braga. “Interessante ter um curso de extensão relacionado à arquitetura. Você pega a experiência de um aluno e de outro e isso vai ajudando. Pra mim é muito válido pois estou vendo muita coisa diferente do que vejo no curso de engenharia”.
A possibilidade de trocar experiência com alunos de outros cursos e de diferentes instituições foi o que motivou o estudante Carlos Eduardo da Silva, de Engenharia Civil do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre a se inscrever no curso. “Um curso que vai desde a idealização até a possível execução de um projeto é algo que completa muito. Por ser um curso que tem pessoas de outras instituições, a quantidade de informação que é trocada é muito maior que dentro de uma sala de aula. É um método que funciona de um modo bem mais prático”.
Também atua como instrutora voluntária no curso a Profª. Virginia Lambert, Arquiteta Urbanista da UNA - Pouso Alegre.
Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre