Avaliação
Engenharia Civil recebe nota 4 no exame do Enade
O Curso de Engenharia Civil do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre conquistou a nota 4 no ENADE ( O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2023, a maior pontuação entre os cursos de graduação avaliados em Pouso Alegre.
O resultado foi divulgado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) na última sexta-feira, 11, durante a cerimônia “Qualidade da Educação Superior 2023”. O IFSULDEMINAS teve 12 cursos avaliados nesta edição.
“ Cabe ressaltar a qualidade do ensino oferecido, gratuitamente dentro do IF– Campus Pouso Alegre. Esse é um diferencial que deve ser levado em conta por todos”, ressalta o Coordenador do Curso de Engenharia civil, professor Régis Marciano de Souza.
Avaliações:
O Enade 2023 avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil. Considerando a nota geral média de cada área de avaliação, numa escala de 0 a 100, os cursos da área de saúde e bem-estar que mais se destacaram foram medicina (65) e fisioterapia (53,67). Na área de engenharias, arquitetura e urbanismo, destacaram-se os cursos de arquitetura e urbanismo (56,94) e engenharia ambiental (55,22). Já entre os cursos tecnológicos, o maior destaque foi a segurança do trabalho (52,62).
Na ocasião foram apresentados os resultados do Conceito Enade, do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2023. Os dados estão disponíveis no portal do Inep.
O diretor de Avaliação da Educação Superior (Daes) do Inep, Ulysses Tavares Teixeira, ressaltou a importância de contextualizar os resultados das avaliações e adotar uma abordagem multidimensional para compreender melhor as especificidades de cada curso. Entre os eixos considerados estão: condições de oferta e formação; pesquisa e desenvolvimento; extensão e participação social; acesso, permanência e conclusão; além dos resultados de desempenho.
Com base nas respostas ao Questionário do Estudante, o levantamento identificou a percepção dos estudantes sobre a formação e condições de ensino. Segundo Teixeira, essas percepções são fundamentais para compreender os fatores que influenciam a permanência dos alunos nos cursos, especialmente daqueles que recebem algum tipo de auxílio estudantil.