Criatividade e inovação
Alunos de administração participam de avaliação gastronômica do NEMPA
Os produtos alimentícios foram preparados pelos alunos do segundo ano do curso técnico em Administração integrado, dentro da disciplina ‘Criatividade e Inovação’, e apresentados para uma banca de jurados do ramo: TMAX Temakeria, Doce Affetto, Ultrapão - Alimentos Ultra Congelados e Esfiha na Sua Casa e para o NEMPA (Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre).
Segundo a professora Denise Cervilha de Freitas, o projeto tinha como objetivo permitir ao aluno vivenciar na prática as técnicas e ferramentas do Design Thinking, ferramenta muito utilizada atualmente pelas empresas nos processos de criatividade e inovação. Os estudantes foram responsáveis por criar o produto, estudar o público-alvo que atingiriam, elaborar campanhas publicitárias para redes sociais e revistas, entre outras atividades.
“O encontro com os empresários foi muito importante para os alunos que participaram de uma verdadeira aula de empreendedorismo, além de receberem diversas dicas sobre o mercado alimentício em geral, e feedbacks relacionados ao projeto em si. Os empresários ficaram encantados com o potencial de mercado das ideias”, disse a professora.
Os jurados avaliaram seis produtos, questionaram as equipes sobre a estimativa de custo do negócio, o público-alvo e apontaram os pontos fortes de cada receita e aquelas que podem ser melhoradas.
Para a aluna Marcela Marques, integrante de uma das equipes avaliadas, a atividade foi muito importante. “Essa avaliação feita por empresários é importante pra gente saber como é mercado lá fora. Vivemos num ambiente estudantil, então, não temos noção de como é o mercado”.
Os avaliadores ficaram satisfeitos com os resultados e surpresos com a maturidade dos alunos. “Para a idade deles é surpreendente. Eles já estão pensando no mercado, no produto, pensar diferente e crescer com uma visão de empreendedorismo”, disse André, proprietário da Doce Affeto.
“É muito válido esse projeto, será um grande aprendizado para essa juventude começar a pensar num negócio, num produto”, disse Túlio, da Ultra Pão
Em rede social, o NEMPA comentou a avaliação gastronômica dos produtos dos alunos do IF. “Foi importantíssimo para passar aos alunos uma visão real do mercado. A ação foi muito bacana. Com essa iniciativa, os alunos passam a ter uma visão real de mercado, para fazerem seus negócios futuros se tornarem realidade”.
Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre
Informações: Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre / Profª Denise Cervilha