Formandos 2020
Campus Pouso Alegre realiza cerimônia de colação de grau de cursos técnicos e superiores
Como esconder a emoção nesse que é o momento mais esperado por um aluno? Impossível! Quantas dificuldades superadas? Quantos medos vencidos? Quantas batalhas travadas? Dia após dia, um trabalho, uma prova, uma apresentação e tudo para culminar no instante mais importante da vida dos estudantes: a formatura.
Após dois anos de caminhada para os alunos dos cursos técnicos subsequentes, três anos para os cursos integrados ao ensino médio, quatro para as Licenciaturas e cinco para as engenharias, lá estavam eles, com os seus familiares e amigos, com a diploma na mão e prontos para enfrentar a próxima etapa de suas vidas.
E como descrever essa emoção? “É um momento de dualidade: feliz por essa nova fase na nossa vida, mas triste porque fecha um ciclo e vamos perder muitos dos colegas que fizemos” disse o formando de Informática Elian Jair Gomes Coelho.
“É legal porque estamos nos formando, mas é triste porque é uma fase que vai embora. Foram três anos muito bem vividos. Foi bom não apenas pelo ensino na sala de aula, mas por tudo o que eu aprendi de como viver, lidar com outras pessoas, foi muito bom”, explicou Daniel Augusto Teixeira Venâncio, formando Técnico em Administração.
Como esconder a saudade dos momentos com os amigos? “É o último dia que verei a todos, vou ficar com muita saudade. Foi um período pra evoluir muito, para aprender cada vez mais. Acho que se não fosse o IF eu não seria quem eu sou hoje”, contou Luis Guilherme, formando técnico em Administração em sua última entrevista ao Portal.
O IF ajudou muitos a encontrarem seus caminhos, abriu a eles um leque de oportunidades como explicou a formanda Técnica em Informática, Laiane Bernardes Camargo. “Quando estamos lá no comecinho, no primeiro ano, sabemos que esse dia vai chegar, mas ainda é um caminho longo a ser percorrido. Quando chega esse dia é só felicidade. O IF representou uma oportunidade. Eu conheci um leque de opções não só de carreira, tudo, desde hobbies a profissionais”.
Para outras foi a descoberta de novos sonhos e, um deles, o desejo de continuar. “Desde o início do curso sonhamos com o dia de pegar o diploma, ter uma profissão, ser alguém na vida. IF foi muito importante. Fiz o técnico e pretendo cursar licenciatura na área e continuar no IF”, contou a técnica em Química, Bianca Roberta de Souza.
O IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, formou nos dias 23 e 24 de janeiro, técnicos em Administração, Edificações, Informática, Química, Segurança do Trabalho, licenciandos em Química e Matemática e engenheiros civis e químicos. Muitos já estão empregados, em busca de novas oportunidades em suas profissões. Outros seguem os estudos em faculdades e universidades por todo o país. Seja qual foi o caminho escolhido, o IF fez parte dessa história. “Pra mim agora é hora de cair a ficha. Agora estamos na vida. Foi muito bom passar esses três no IF, com as amizades que construí. O IF foi muito importante pra mim. Ajudou a descobrir quem eu era,o que eu quero fazer e quem eu quero ser na minha vida”. (Elian Jair Gomes Coelho).
Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre
FORMATURA CURSOS TÉCNICOS:
FORMATURA CURSOS SUPERIORES: