Mais eficiência
Campus Pouso Alegre adota novo software para otimizar serviços
A adoção do software da Métrica traz diversos pontos positivos, principalmente relacionados à otimização de processos e melhoria da qualidade em projetos. Entre os principais benefícios, destacam-se o aumento da eficiência, a redução de custos, a melhoria na comunicação e colaboração, a maior previsibilidade e a capacidade de tomada de decisões mais assertivas.
Segundo o Diretor-geral, professor Alexandre Fieno, o sistema de métricas foi desenvolvido para buscar equidade e transparência no processo de indicação de servidores para comissões e fiscalizações de contratos. Ele se baseia no esforço de trabalho do servidor, considerando fórmulas e critérios para avaliar a carga de trabalho real, a disponibilidade e a capacidade máxima de indicações para cada servidor, evitando sobrecargas e garantindo maior equilíbrio na distribuição de tarefas.
Ele explica ainda que o impacto é para os servidores. “Com a métrica será possível buscarmos mais equidade na distribuição das tarefas administrativas, maior transparência nos critérios de escolha, mais proteção contra sobrecarga, preservando a saúde e a produtividade. Para os alunos, não haverá impacto direto mas, indiretamente, eles se beneficiam de uma equipe de servidores mais equilibrada e motivada, o que reflete na qualidade dos serviços prestados”.
Apesar de não ser obrigatória, a ferramenta pode ser adaptada e utilizada por outros campi ou por qualquer órgão público que precise de um método confiável para indicar servidores para funções administrativas. A adoção do sistema não gerou qualquer gasto de recursos públicos. A solução foi desenvolvida internamente, utilizando recursos e ferramentas já disponíveis na instituição (Google Sheets), sem contratação de software externo ou aquisição de licenças adicionais.
Para melhor descrever as funcionalidades da ferramenta, foi elaborada a cartilha “ Nova Métrica de Alocação de Pessoal : um guia didático para servidores”. A implementação da nova métrica representa uma “virada de chave” na forma como são distribuídos os encargos administrativos entre os servidores. Este novo modelo busca promover a equidade entre as carreiras, respeitando as particularidades de docentes e técnicos, e oferece um mecanismo de decisão dinâmico e adaptável às necessidades cotidianas da gestão pública. "A previsão de ajustes futuros, como a incorporação de pesos para pesquisa e extensão, mostram que estamos construindo uma ferramenta moderna, aberta ao aperfeiçoamento e atenta às realidades do serviço público. Ao fazer isso fortalecemos, juntos, uma cultura de gestão pautada em equidade, racionalidade e respeito ao trabalho de todos", explica o Diretor Geral.
Pontos positivos:
• Aumento da eficiência: o uso de métricas permite identificar gargalos e áreas de melhoria nos processos, otimizando o fluxo de trabalho e reduzindo o tempo gasto em tarefas. Elas fornecem dados objetivos sobre o desempenho do projeto, auxiliando a equipe a tomar decisões mais estratégicas.
• Redução de custos: ao identificar problemas e gargalos mais cedo, o software da Métrica ajuda a evitar a petição do trabalho e custos desnecessários na produção.