Marca oficial
Coordenador de marketing fala da importância da marca para o Projeto EJA - EPT
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade de ensino que visa oferecer uma formação mais completa aos alunos, combinando a educação básica com a profissionalizante. Neste contexto, a marca do projeto desempenha um papel significativo, pois contribui para a percepção e o sucesso do programa de várias maneiras como na identidade e visibilidade ajudando a estabelecer uma identidade visual e conceitual para o projeto, tornando-o mais reconhecível e acessível para o público-alvo.
“Uma marca bem definida pode aumentar a visibilidade do programa, atraindo mais alunos e parcerias com o setor privado e com instituições de ensino; confiança e credibilidade pois transmite confiança e profissionalismo, aspectos fundamentais para programas educacionais. Isso é particularmente importante para a EJA integrada à EPT, pois muitos alunos podem estar retornando ao sistema educacional após um período de afastamento ou buscando uma formação profissionalizante pela primeira vez”, disse o coordenador de Marketing do projeto, professor Thiago Alves de Sozua.
Ainda segundo o coordenador, uma marca confiável pode ser um fator decisivo para a escolha do programa. “Uma marca forte ajuda a diferenciar o projeto EJA – EPT, do IFSULDEMINAS – campus Pouso Alegre, de outras opções no mercado. Isso pode incluir a ênfase em determinadas áreas profissionais, métodos de ensino inovadores ou parcerias estratégicas”.
A construção de uma marca para o projeto auxilia também no engajamento e pertencimento, “o que é crucial para manter os alunos engajados e motivados ao longo de sua jornada educacional, especialmente em programas de EJA, onde a retenção de alunos pode ser um desafio”.
Assim, a marca é crucial para o sucesso e a eficácia de um projeto EJA - EPT, pois, “não apenas ajuda a atrair e reter alunos, mas também estabelece a base para a confiança, o reconhecimento e o suporte do programa”.
Texto: Thiago Alves de Souza
Revisão: Ascom / Projeto EJA - EPT