Medalhistas na ONHB
Três alunos são premiados na Olimpíada Nacional de História Brasileira
Isabelly Cristine Cândido Batista, João Vitor Ferreira Gomes e Lilith Rodrigues Vale, alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio conquistaram a medalha de cristal pela participação na 13ª ONHB, ocorrida em 2021. Eles fazem parte de 11 equipes do campus Pouso Alegre que participaram da competição. Devido à pandemia do coronavírus, todas as reuniões e orientações ocorreram remotamente.
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas que acontece desde 2009. A atividade busca potencializar a aprendizagem e as interações entre alunos e professores, estimulando-os a descobrir novas formas de aprendizagem de história a partir de atividades de leitura, escrita, debate e reflexão em ambientes digitais. “Competir na ONHB faz dos membros da equipe pessoas mais críticas, que desenvolvem habilidades importantes para vestibular, para o ensino superior e para as disciplinas de ciências humanas, além de aumentar muito nossa bagagem cultural e levar às emoções de uma competição nacional que revela talentos dos melhores estudantes de história do ensino básico do país”, disse a professora de História do campus, Emanuelle Kopanyshyn.
Isabelly, aluna do 3º ano do curso Técnico em Edificações, falou da importância da Olimpíada na construção de conhecimento. “Foi interessante porque desenvolve o nosso senso de pesquisa. É uma olimpíada focada na História Brasileira, algo que sentimos falta na escola e os documentos a que temos acesso são inéditos”. Isabelly participa da ONHB desde o 8º ano do ensino fundamental e esta foi a primeira vez que chegou a uma final. “Foi muito gratificante”.
Aluna do 3º ano do curso Técnico em Administração, Lilith contou que sempre teve interesse na área de História e com a ONHB teve certeza de que essa é a área que ela quer seguir. “Na ONHB temos uma visão ampla através de documentos históricos. A olimpíada abre os horizontes em relação ao ensino da História e o conhecimento de mundo”. Lilith que também participa da prova desde o ensino fundamental conta que se sentiu orgulhosa em representar no IF na competição e que fez questão de falar com as suas antigas professoras sobre sua conquista, afinal, “elas também fazem parte dessa vitória”.
Com um sentimento de dever cumprido e a sensação de que pode ir muito além, João Vitor, aluno do 3º ano do curso Técnico em Administração falou sobre as reuniões online e como foi difícil o estudo nesse formato. Mas valeu a pena. “Fiquei feliz pelo reconhecimento”, conta, orgulhoso pela medalha recebida.
Sobre a ONHB
Em suas doze edições, aONHB já marcou a vida escolar de mais de meio milhão de participantes. A competição ocorre entre equipe de alunos de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do ensino médio. A proposta da Olimpíada é de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.
A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades) e tem um impacto muito positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.
Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre