O lugar onde vivo
Campus Pouso Alegre está na etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa
O abandono de animais em Pouso Alegre foi o assunto escolhido pelo aluno Luiz Guilherme Ferreira Pires (3º ano do ensino médio) que concorrerá na categoria artigo de opinião. O texto intitulado “Crime Silencioso” concorreu com outros seis artigos, no campus.
A categoria documentário teve a inscrição de 20 vídeos, sendo selecionados nove para a etapa interna e, após a avaliação de uma banca, foi escolhido o vídeo “E o lixo, estúpido?”, produzido por Gabriel Macedo Rezende, Osvaldo de Castro Neto e Yago Vinícius Pereira, alunos do 1º ano do ensino médio. O documentário trata a questão do lixo produzido pelo consumo exagerado e como a falta de educação da população, ao jogar lixo na rua, afeta o lugar onde as pessoas vivem.
O artigo e o documentário concorrem, agora, na etapa municipal, onde disputarão, em suas categorias, com os selecionados em outras escolas de Pouso Alegre.
A decisão de participar da competição foi dos professores Elisângela Aparecida Lopes Fialho e Lucas Henrique Firmino. Os docentes ressaltam que “a importância de participar de um concurso como esse reside no fato de que, infelizmente, vivemos em um país onde a maior parcela de cidadãos é analfabeta ou analfabeta funcional, logo, como educadores, objetivamos que nossos alunos aprimorarem as práticas de leitura e escrita para que se tornem sujeitos mais críticos e reflexivos”.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de texto para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do ensino médio, de escolas públicas de todo o país. A 6ª edição da competição traz o tema “O lugar onde vivo”, escolhido em homenagem à escritora mineira Conceição Evaristo.
Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre