Operador de tratamento de águas e efluentes
O que faz um Operador de tratamento de águas e efluentes?
São responsáveis por garantir que a água para consumo esteja pura e livre de contaminantes. Esses profissionais têm a responsabilidade de operar e manter as máquinas e equipamentos que ajudam no processo de purificação da água, além de coletar amostras e fazer análises. Inspecionam equipamentos da estação de água, efluentes e resíduos industriais; controlam parâmetros operacionais dos equipamentos; solicitam manutenção de equipamentos.
Operam a Estação de Tratamento de Água, abordando conceitos básicos para operação, segurança e sobre os componentes presentes dentro de todas as impurezas, tais como grades, floculadores, decantadores, filtros e demais unidades operacionais, utilizando equipamentos para preparo de solução e dosagem de produtos químicos, efetuando a determinação do PH, cor, turbidez, alcalinidade das águas brutas, filtrada e, além dos parâmetros anteriores, verificam também o cloro e flúor residual da água tratada.
Monitoram o recebimento de resíduos industriais e urbanos. Operam fornos de incineração. Controlam o processo de tratamento de água e efluentes. Realizam amostragem de resíduos e efluentes. Dosam soluções químicas. Documentam dados do processo de tratamento. Controlam materiais e produtos utilizados na estação de tratamento de água, efluentes e resíduos industriais. Trabalham em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.
* Com informações do portal Indeed