Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto Alvorada
Início do conteúdo da página

Projeto Alvorada

Publicado: Quarta, 10 de Setembro de 2025, 14h28 | Última atualização em Quinta, 11 de Setembro de 2025, 09h56

Integrantes do Projeto Alvorada avaliam a iniciativa em encontro no Campus Pouso Alegre

 

WhatsApp Image 2025 09 10 at 14.06.22 2Na reunião realizada nesta quarta-feira, 10 de setembro, os integrantes do projeto fizeram um balanço do trabalho desenvolvido. Estiveram presentes integrantes da Equipe de Execução do Projeto juntamente com a Rede de Proteção Social, representantes do CEAPA (Central de Acompanhamento de Alternativas Penais), da comunidade, da Polícia Militar e da 7ª Promotoria de Justiça de Pouso Alegre, além da 3ª Vara Criminal e de Violência Doméstica.

Por meio do Projeto Alvorada, 29 estudantes estão sendo beneficiados por bolsas e participando do curso de qualificação profissional em Mecânico de Refrigeração e Climatização. O período de aprendizado se estende por 8 meses, incluindo aulas teóricas e práticas em estágio, somando 720 horas de atividades. Cada participante recebe uma bolsa no valor de R$ 1.000,00 durante os primeiros cinco meses e R$ 1.500,00 nos meses finais do curso, com a condição de que mantenha presença nas aulas.

O curso mantém parceria com entidades locais para estágios e oportunidades de emprego, tem como foco indivíduos que estão se reintegrando à sociedade após cumprimento de pena, sendo que 20% das vagas são reservadas para os parentes desses egressos. A iniciativa é realizada em parceria com a SENAPPEN - Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com a professora Maria Josiane Ferreira Gomes, responsável pela coordenação pedagógica do projeto Alvorada, existem várias dificuldades, incluindo as restrições de usabilidade do suporte financeiro , letramento dos estudantes, questões cognitivas, psicológicas  e demais problemas enfrentados pelo público alvo. "No entanto, temos alcançado sucesso, pois das 30 vagas disponíveis, 29 estão preenchidas e, de forma geral, as histórias de superação dos alunos têm inspirado o trabalho da equipe."WhatsApp Image 2025 09 10 at 14.06.22 

A Coordenadora do programa EJA-EPT e diretora-geral substituta, Eliane Silva Ribeiro, representou o diretor-geral do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre no encontro e parabenizou os responsáveis pelo projeto que inclui os servidores: Maria Josiane Ferreira Gomes como Coordenadora Pedagógica, Rodrigo Janoni Carvalho como Coordenador Administrativo, e Paulo Cesar Xavier Duarte como Gestor do Núcleo de Inclusão Social e Produtiva. Desde o início das aulas, havia grandes esperanças, mas “conforme o tempo passou, o comprometimento dos alunos e colaboradores garantiu que tudo ocorresse de forma bastante tranquila. A educação é uma das principais ferramentas para impulsionar o progresso em nossa área. E este projeto está alinhado a esse objetivo: auxiliar na reintegração à sociedade e, ao mesmo tempo, oferecer qualificações profissionais.”

O IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre é uma das instituições que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e está envolvido no Projeto Alvorada. Na segunda fase, o projeto no campus está promovendo o curso de "Mecânico de Refrigeração e Climatização" para 30 estudantes, com um período de 8 meses.

registrado em:
Fim do conteúdo da página