Projeto Arquitetônico
Alunos de Engenharia Civil e Edificações visitam obras em museu, parque e centro cultural de São Paulo
A visita aconteceu no dia 16 de março, como parte da metodologia da disciplina de Projeto Arquitetônico 1, ministrada pelo professor Gustavo Reis. No roteiro da viagem: MUBE - Museu da Escultura e Ecologia, Parque do Ibirapuera (Auditório, Oca, Museu Afro, Marquise), Primeira Casa Modernistas e Centro Cultural de São Paulo. Os 38 alunos puderam experienciar e vivenciar a arquitetura na escala da construção, entender sobre soluções de projetos, estética e funcionalidade. “O maior objetivo é desenvolver um profissional critico sobre a produção do espaço construído, por isso conhecer de boas obras fazem toda diferença’, explicou o professor.
Para os alunos foi uma experiência única. “A demanda atual, em termos de construção civil, exige cada vez mais dos profissionais, um alinhamento entre a funcionalidade da edificação, sem deixar de lado a estética. Durante a visita, pudemos ver, aplicados nas construções, os conceitos aprendidos na sala de aula durante a disciplina de Projeto Arquitetônico. Observamos em cada lugar, cada obra, peculiaridades e diferenças entre elas, o que as tornam únicas. Cada uma possui a identidade de uma época e a funcionalidade pretendida por seus idealizadores. A visita foi muito proveitosa em todos os sentidos da palavra”, disse João Vitor Falciroli Paltrinieri - 9º período de Engenharia Civil e Monitor da disciplina.
Para Samuel Mendes de Oliveira, aluno do 3º período do curso de Engenharia Civil, “a visita acrescentou muito e estimulou o interesse por pesquisar a fundo sobre diversos temas. Com isso, cheguei a uma conclusão muito importante, a maioria de nós, alunos de Engenharia Civil (e também aqueles que já exercem a profissão), pensa que a arquitetura preocupa-se apenas com a estética, mas não. Pude aprender que por trás da beleza, do atraente, existe toda uma razão daquilo acontecer e estar ali, exatamente no lugar onde se encontra, logo, como o mercado exige profissionais, proativos, eficientes e criativos, associar a Engenharia com a Arquitetura é imprescindível e pode gerar bons resultados”.
Sobre a disciplina:
A disciplina de Projeto Arquitetônico 1 é divida em três fases:
1. Análise e entendimento: onde os alunos realizam análises de obras e conceitos relacionados com o tema do projeto.
2. Repertório e vivência: nessa fase os alunos adquirem experiências de projetos através do desenho e da fotografia. É nesse ponto que o aluno precisa conhecer a arquitetura em uma escala 1:1, sua dimensão no contexto da cidade, seu impacto social e a ambiência que aquela construção promove, por isso a importância das visitas.
3. Nesse ponto ele é capaz de CRIAR, por isso o aluno é instigado a produzir um projeto arquitetônico a partir de uma demanda da disciplina, seguindo uma metodologia de projeto, um programa de necessidades e a legislação do local.
“Para essa disciplina, os alunos vão desenvolver três projetos: um Laboratório de Praticas Criativas e Inovadoras dentro do Campus, uma residência unifamiliar e um projeto surpresa que será apresentado na maratona de projetos, quando os alunos terão 24 horas para apresentarem uma proposta projetual para uma demanda social”, explicou Gustavo.
Segundo o professor, todas essas propostas seguem uma nova tendência da educação, as metodologias ativas, que coloca o aluno no centro da aprendizagem, usa dos seus conhecimentos adquiridos mais as vivências dentro e fora da sala de aula para compreender a função daquele tema na sua vida profissional.
Assessoria de Comunicação
Informações: Profº Gustavo Reis
IFSULDEMINAS: Campus Pouso Alegre