Reitoria ativa
Reitor do IFSULDEMINAS apresenta balanço das ações em 2023
Pelo segundo ano, o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Cleber Avila Barbosa, apresentou um balanço das ações da reitoria durante o seu mandato. Após quatro anos de cortes no orçamento e insegurança na educação, o ano de 2023 foi considerado produtivo com a aproximação junto ao Governo Federal. “Algumas de nossas solicitações, entre elas, o restabelecimento de 20% do orçamento, foi atendido e, assim, as obras, antes paralisadas, puderam ter seu andamento restabelecido. O servidor teve 9% de recomposição salarial e tivemos a liberação de mais 46 códigos de vagas para a contratação de docentes”.
Durante o encontro com os servidores do Campus Pouso Alegre, Cleber apresentou os números do IFSULDEMINAS no ano passado:
Número de alunos: 19.360 (presenciais) e 42.274 (EAD), totalizando, 61.634 estudantes.
Cursos presenciais: 26 (técnicos integrados ao ensino médio); 01 (técnico concomitante ao ensino médio); 23 (técnicos subsequentes ao ensino médio); 39 (graduações); 05 (Pós-graduação); 96 (FIC).
Cursos EAD: 03 (técnico concomitante ao ensino médio); 20 (técnicos subsequentes aoensino médio); 03 (graduações); 22 (Pós-graduação); 05 (aperfeiçoamento) e 90 (FIC).
O reitor ainda destacou as viagens à Brasília que resultaram em R$ 23 milhões em emendas juntos aos deputados estaduais e federais. “Os recursos serão usados na compra e instalação de aparelho de ar condicionado nas salas de aula e dos servidores, compra de equipamentos para TI (Tecnologia da Informação), ônibus novo para transporte de alunos, livros e materiais didáticos, etc”.
Para o diretor-geral do Campus Pouso Alegre, Alexandre Fieno da Silva, o diálogo entre o reitor e os servidores é essencial, pois promove uma gestão transparente, participativa e eficaz. “Ao apresentar o balanço das ações realizadas e as perspectivas para o futuro, o reitor demonstra comprometimento com a comunidade acadêmica e permite que os servidores compreendam melhor o trabalho realizado pela gestão. Além disso, é uma oportunidade para escutar a comunidade, identificar desafios, oportunidades e necessidades que precisam ser endereçadas para o avanço do campus”.
Campus Pouso Alegre
Quanto ao Campus, o reitor apresentou os investimentos feitos em equipamentos de refrigeração, de TI, de pesquisa, para laboratórios e material permanente e livros, totalizando R$ 417.433,72.
Segundo o diretor, embora o campus seja relativamente novo, sua estrutura e organização demandam muitos esforços, desde a infraestrutura física até recursos humanos. “É fundamental uma comunicação direta com a reitoria para encontrarmos soluções que atendam às necessidades da comunidade acadêmica. É um apoio que está diretamente relacionado à capacidade de compreender e priorizar as demandas mais urgentes e importantes para o desenvolvimento do campus”.
Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – campus Pouso Alegre