Reunião com as SREs
Projeto EJA-EPT chegará a 35 municípios mineiros
Com o objetivo de esclarecer dúvidas e fortalecer as parcerias com as Superintendências Regionais de Educação e escolas, aconteceu no último dia 15 de maio, uma reunião, com 65 representantes dessas unidades escolares e gestores do Projeto EJA- EPT do Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional, do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.
Para o diretor- geral do Campus Pouso Alegre, Alexandre Fieno, o EJA - EPT é grandioso, não apenas nos números, mas, principalmente, na possibilidade que ele tem de dar uma nova cara à educação dos jovens e adultos. Tanto o diretor como o gestor de Comunicação do projeto, Evandro Silva, compartilham da importância de encontros como esse, onde os representantes das escolas e SREs podem apresentar sugestões, esclarecer dúvidas e ampliar sua participação no projeto.
A gestora do programa, Eliane Silva Ribeiro, falou da relevância dessas parcerias com as SREs como um dos grandes motivos do sucesso para o projeto. Até o momento já foram consolidadas parcerias com a SREs dos municípios de Barbacena, Campo Belo, Caxambu, Itajubá, Juiz de Fora, Manhuaçu, Passos, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso e Varginha e, através delas, 35 municípios e 38 escolas estão sendo atendidas com os cursos: laboratorista de solos, operador de tratamento de águas e efluentes, pedreiro de alvenaria estrutural, soldador de estruturas e tubulação no processo MIG/MAG, eletricista instalador predial de baixa tensão, instalador de sistemas eletrônicos de segurança e mecânico de refrigeração e climatização industrial.
Segundo Eliane, os cursos serão presenciais com carga de 240 horas, ofertados durante três semestres (finalizando no ano de 2025), com turmas de 36 alunos, e aulas teóricas e práticas. Ela explicou ainda que para execução das aulas práticas estão sendo estudadas duas possibilidades: uso do laboratório contêiner ou utilização da estrutura física e cada escola parceira.
Responsável pelo marketing, Thiago Alves falou da importância de ter uma identidade visual para o projeto e que o desenvolvimento de peças publicitárias e de objetos como mochilas, canetas, copos, vão ajudar na propagação, ampliação e implementação do projeto junto às escolas, SREs e municípios.
Outras informações sobre o projeto, podem ser consultados no site do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre: portal.poa.ifsuldeminas.edu.br/cursos-fic